Sejam Bem Vindos ao nosso Blog! Sua visita nos faz crescer!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DOS GRUPOS DE PROFESSORES


Os professores realizaram em grupos, o planejamento e execução de um projeto com alunos utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola. 





Relato da prática da atividade com os alunos - por Andrey Jonathon e Maria José



Olá pessoal, que bom que o nosso trabalho está dando bons frutos. Pois bem, vamos relatar aqui em poucas palavras a prática do nosso projeto: O USO DAS TIC’S EM SALA DE AULA: UMA REALIDADE CONCRETA NA VIDA DOS ALUNOS. O mesmo foi concretizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Paulino Batista de Araújo e surtiu bons efeitos. Inicialmente a turma ficou meio receosa com a novidade e a exigência, mas, no entanto, ao começarem os preparativos com as pesquisas e a busca por novas fontes, tudo começou a mudar. Os primeiros grupos iniciavam meio tímidos, sem muito jeito para manusear os equipamentos, porém, os últimos já foram mais tranquilos. O que mais me chamou a atenção foi que um grupo conseguiu unir os recursos tecnológicos (data show e notebook) com algo mais concreto, ou seja, criaram uma espécia de maquete retratando as residências de "taipa" do Arraial de Canudos na Bahia. O grupo estava apresentando a Guerra de Canudos.
Enfim, o trabalho ficou bem feito, foi empolgante e, na medida do possível, agradou a todos, pois concretizou o plano que havíamos feito anteriormente superando, inclusive, as nossas expectativas, enquanto docentes. Assim queremos agradecer o esforço por parte dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Paulino Batista de Araújo, além da nossa direção e coordenação pedagógica que nos auxiliaram em diversos momentos. Em outra ocasião postaremos as fotografias.

Andrey Jonathon
Maria José

Experiência de navegar livremente e Conceituando Hipertexto - por Andrey Jonathon

Navegar na internet é sempre muito interessante, pois, como sabemos, através dela mergulhamos em um outro mundo chamado virtual. A internet tem muito a oferecer mas, no entanto, precisamos entedê-la e utilizá-la a nossa favor, caso contrário, ela se voltará contra nós. Acredito que a navegação livre é boa, salutar, no entanto, pode nos deixar como um barco a deriva, ou seja, nas mãos do grande mar de informações, o que, muitas vezes nos faz chegar em lugar algum ou a não encontrar coisa alguma do que estamos procurando. Para isso existe a navegação direcionada, orientada... Não carece de muitas explicações, pois corrige e repara os problemas que enfrentamos na navegação oposta. Ambas as navegações nos oferecem esse redirecionamento automático que chamamos de hipertexto, cuja função principal é exatamente, nos levar para outras fontes sem necessariamente sairmos do local em que estamos pesquisando. Esse recurso é muito utilizado quando se tem uma grande quantidade de informações sobre um determinado assunto. Pode-se escrever um resumo do asunto em questão e complementar com hipertextos ocultos nos diversos links. Um site que utiliza bastante hipertextos é o Wikipédia.

Andrey Jonathon de Medeiros Moura - cursista do proinfo

O usa das TIC'S em sala de aula: uma realidade concreta na vida dos alunos


PROJETO: O USO DAS TIC’S EM SALA DE AULA: UMA REALIDADE CONCRETA NA VIDA DOS ALUNOS

Componentes: Andrey Jonathon de Medeiros Moura
Maria José Heráclio de Araújo


1 - APRESENTAÇÃO
Diante das grandes oportunidades oriundas desse novo ar tecnológico que respiramos, entendemos que não há mais possibilidade de o ambiente educacional (Escola), se marginalizar quanto a estas novidades. Pensando nisso foi que surgiu o nosso projeto de estudo direcionado com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II que se intitula: “O uso das TIC’S em sala de aula: uma realidade concreta na vida dos alunos.”
Dessa forma, e, tomando como base o nosso aluno, pretendemos por em prática as experiências acumuladas não por parte de nós, docentes, mais sim de nossos alunos. Acreditamos que esta seja uma grande oportunidade de aprender também com eles em sala de aula, além de trabalhar pedagogicamente o elo entre professor-aluno-turma.

2 – JUSTIFICATIVA
            O s alunos do 9º ano da Escola Municipal Paulino Batista de Araújo que ora concluem o Ensino Fundamental II necessitam de um acompanhamento mais específico em todos os sentidos. Assim não fica de fora o quesito tecnologias. Tendo em vista a capacitação para professores - Proinfo Integrado - procuramos desenvolver algo que pudesse envolver mais diretamente e de uma forma ativa os nossos alunos. Para isso utilizamos o próprio assunto sugerido pelo livro didático, norteado pelos movimentos de revolta na República Velha do Brasil. Observe a seguir o desenrolar do projeto.

3 – OBJETIVO GERAL
            Despertar nos alunos a curiosidade e propiciar o entrosamento destes com as novas tecnologias disponíveis em nossa escola tais como: data show e net book, implementando os trabalhos através de pesquisas direcionadas na internet. 

4 – METODOLOGIA
·         Os temas propostos são: Guerra de Canudos, Guerra do Contestado, o Cangaço, a Revolta da Vacina, a Revolta da Chibata e o Movimento do Operariado;

·         Ao dividir a turma em grupos distribuem-se os temas a serem trabalhados pelos alunos através de seminários. A orientação é que as pesquisas sobre os temas propostos sejam efetuadas na internet através dos sites sugeridos pelo próprio professor;

·         Sem exceção, todos os trabalhos devem ser apresentados em slides de Power Point contendo textos, imagens, sons, filmes, etc.;

·         Não é necessário todo o grupo apresentar, apenas dois serão escolhidos para ministrar a aula, enquanto os demais ficam responsáveis pela parte operacional;

·         É recomendado que cada grupo, ao final de sua apresentação, detalhe a bibliografia ou webliografia que foi utilizada na pesquisa.

·         Os grupos entregarão um resumo do trabalho contendo essas mesmas informações blibliográficas;

·         Após a apresentação o grupo fará questionamentos para turma, assim como a turma também os fará ao grupo.

5 – RECURSOS MATERIAIS
·         Data show;
·         Net book;
·         Impressora;
·         Aparelhos de som;
·         Câmera Digital;
·         Aparelho de TV;
·         Aparelho de DVD;
·         Pen drives;
·         Caneta Laser.

6 – AVALIAÇÃO
Será feita no momento da apresentação e em duas etapas. Inicialmente avaliaremos a posição de cada aluno enquanto grupo (seu entrosamento, participação, interesse). Depois avaliação será individual. Para os que apresentarem observaremos o domínio de conteúdo e a desenvoltura frente a uma turma de alunos. Os que não apresentarem serão cobrados tanto pela organização do slide quanto pela confecção do resumo.  

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS








www.wikipedia.org

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Quem já se perdeu ao navegar à deriva pela internet? Navegar à deriva nos traz algum ganho? Veja o poema de Marcus Vinicius Quiroga e reflita sobre os ganhos que pode ter quem se permite algum vagar quando enfrenta o que é novo. (Material do Proinfo Integrado - Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.)

MARCUS VINICIUS QUIROGA
Poeta, contista, crítico e ensaísta, doutor em Literatura Brasileira; membro do Pen Clube; ex-colaborador do suplemento Idéias e dos jornais Panorama, Poesia Viva e RIOLETRAS. (http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/marcos_vinicius_quiroga.html)