NAVEGANDO Á DERIVA E CONCEITUANDO HIPERTEXTO
Navegar à deriva pode até parecer confuso em certos momentos, haja vista que vamos seguindo os caminhos dos textos que vão surgindo nas buscas virtuais, restando-nos selecionarmos aqueles que mais se inserem no contexto dos objetivos que pretendemos alcançar.
No que se refere ao Hipertexto, trata-se de um termo utilizado em fins eletrônico, de uma vez que se entende que quando se lida com a internet utilizamos o hipertexto ao navegarmos nas páginas da WEB.
“Os hipertextos, seja on line ou offiline são informações textuais combinadas com imagens, sons, organizadas de forma a promover uma leitura ( ou navegação ) não linear , baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links”.
Assim, o mundo globalizado nos coloca diante dessa interatividade eletrônica, onde o hipertexto atua em forma de texto disponibilizado pelas redes de computadores, onde acessaremos aleatoriamente em qualquer computador e por qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo e simultaneamente, qualquer texto almejado.
Enfim, o “texto eletrônico em formato hipertextual e multimidial oferece um novo meio de leitura e de escrita, em que o usuário pode interagir de maneira mais dinâmica com à informação; escolher entre múltiplas trajetórias e esquemas possíveis de leitura; experimentar o texto como parte de uma rede de conexões navegáveis que oferecem acesso fácil e rápido a outra informação necessária para a compreensão.”
WAGNA GOMES ARAÚJO SANTOS
____________________________________
Navegar na internet é sempre muito interessante, pois, como sabemos, através dela mergulhamos em um outro mundo chamado virtual. A internet tem muito a oferecer mas, no entanto, precisamos entendê-la e utilizá-la a nossa favor, caso contrário, ela se voltará contra nós. Acredito que a navegação livre é boa, salutar, no entanto, pode nos deixar como um barco a deriva, ou seja, nas mãos do grande mar de informações, o que, muitas vezes nos faz chegar em lugar algum ou a não encontrar coisa alguma do que estamos procurando. Para isso existe a navegação direcionada, orientada... Não carece de muitas explicações, pois corrige e repara os problemas que enfrentamos na navegação oposta. Ambas as navegações nos oferecem esse redirecionamento automático que chamamos de hipertexto, cuja função principal é exatamente, nos levar para outras fontes sem necessariamente sairmos do local em que estamos pesquisando. Esse recurso é muito utilizado quando se tem uma grande quantidade de informações sobre um determinado assunto. Pode-se escrever um resumo do assunto em questão e complementar com hipertextos ocultos nos diversos links. Um site que utiliza bastante hipertextos é o Wikipédia.
ANDREY JONATHON DE MEDEIROS MOURA
Navegar é preciso, viver não é preciso. (Fernando Pessoa)
Em Portugal, no século XVI, a grande novidade eram as grandes navegações. Muitos homens abandonaram suas famílias e se jogaram no mar, nas caravelas, com os mais diversos interesses. Uns embarcaram em busca de almas, outros pra sair da miséria em que viviam em Portugal, tinha os que comandavam as caravelas visando riquezas e honrarias e existiam os que queriam apenas uma aventura. Imagine centenas de homens numa caravela saindo do cais dos portos portugueses com destino ao desconhecido.
Navegar a deriva pela internet, observadas as devidas proporções de está confortavelmente sentado numa cadeira, no aconchego do lar, protegido das intempéries da natureza, também é uma viagem ao desconhecido. É um mar de informações, infindos arquipélagos de sítios e continentes vastos de conhecimentos. Tudo a distância de um clique (desde que a conexão do provedor colabore). Esta é a grande diferença da navegação atual. Enquanto os nossos antepassados passavam dias, semanas, meses e até anos nas embarcações, nós viajamos de um porto a outro na velocidade de um clique no mouse. Navegar a deriva na internet é uma aventura, você só sabe de onde sai, mas não tem idéia por onde vai passar, nem pra onde vai e as vezes nem consegue voltar ao ponto de partida. Mesmo quando navegamos com uma rota, mediante um planejamento prévio, não é raro sairmos do caminho para nos perder do mesmo jeito.
Concordo com Fernando Pessoa, só viver não é preciso, é preciso navegar, se informar e conhecer neste mar nunca d’antes navegado.
LAUDO ESDRA PEREIRA BATISTA
_________________________________________________
Acessar o portal do professor foi uma experiência de aprendizagem e descobertas, deparei-me com oportunidades incríveis para o trabalho docente. Ele contém inúmeros recursos educacionais, permite a interação e a comunicação com outros profissionais e possui muitos outros caminhos a serem explorados.
Além do acesso ao portal do professor, visitei o site www. uol.com.br/cienciahoje, o mesmo dispõe de vários textos informativos envolvendo várias áreas do conhecimento, especialmente Ciências Biológicas.
Todos os sites visitados anteriormente apresentaram hipertexto, ou seja, textos que nos leva a outras páginas, documentos ou sites relacionados. Eles proporcionam informações complementares que podem ou não serem relevantes, tudo depende do seu interesse de pesquisa. Por isso, considero o hipertexto um recurso bastante dinâmico e interessante na sociedade da informática.
ELANE FÁBIA DE ARAÚJO
____________________________________________
Navegar na internet é maravilhoso, pois é como se abrissem portas para chegar ao caminho desejado.
____________________________________________
Navegar na internet é maravilhoso, pois é como se abrissem portas para chegar ao caminho desejado.
Os inúmeros links que vão se abrindo ,facilitam a compreensão do que está sendo pesquisado.Um texto vai completando o outro,tornando a pesquisa mais significativa,tirando todas as dúvidas existentes.
Fazer pesquisas através da internet é muito mais rápido e fácil do que qualquer outro tipo de meio de pesquisa.Qualquer pessoa é capaz de usá-la.É muito mais prático,porque a resposta vem de imediato.É como mágica,basta digitar uma palavra e pronto,são vários links falando sobre o assunto desejado.
A navegação virtual é algo surpreendente e trás o inesperado,pois uma informação puxa outra.Você se torna um pesquisador,por que é,justamente,pela praticidade e facilidade de chegar ao conhecimento,que faz com que busquemos mais e mais resultados de pesquisa.
O mundo virtual é dinâmico ,inovador e surpreendente.É um universo de informações e de entretenimento que faz com que saibamos dos acontecimentos mundiais em questão de segundos.
VALNICE PEREIRA DA SILVA