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PRODUÇÕES DOS PROFESSORES 2

CURSISTAS: MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS
                      MARIA APARECIDA DO NASCIMENTO

A Aprendizagem e as Novas Tecnologias

Atualmente, a sociedade vive momentos contraditórios do ponto de vista da aprendizagem, já que cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.
A sociedade do conhecimento  exige que mais pessoas aprendam cada vez mais, mas que aprendam sob uma nova cultura da aprendizagem, gerindo o conhecimento, seja no aspecto cognitivo ou social.
Com o avanço das novas tecnologias da informação, a escola, já não é a principal fonte de conhecimento para os alunos, no entanto, o que se pode fazer é dotá-los de capacidades de aprendizagem que lhes permitam utilizar a informação que recebem em um saber sistematizado, que os auxiliem a enfrentar os desafios nesta sociedade do conhecimento.
Portanto, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor.
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Atividade 1-1-Raquel Querona dos Santos e Valdineide Batista Santos.

Vivemos em uma sociedade de grandes transformações , a tecnologia está no nosso cotidiano diariamente e precisamos está preparados para essa globalização. A tecnologia da informação está uma nova cultura da aprendizagem, que a escola não pode ignorar e sim dar oportunidade para os alunos terem acesso e darem sentido a informação proporcionando-lhe capacidades de aprendizagem,pois é necessário hoje os alunos aprender a conviver com a diversidade de informações e teorias para poder construir o seu ponto de vista.
Mudar as formas de aprender dos alunos precisa também mudar as formas de ensinar dos professores, pois a nova cultura de aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor.
A realidade atualmente, requer um novo perfil de profissional, aquele que busca o aprendizado e procura desenvolver técnicas relacionada ao domínio da tecnologia,refletindo sua prática dentro de sala de aula,dialogando com colegas para poder compreender melhor suas ações em relação a aprendizagem dos seus alunos e que tenham a capacidade de ler e interpretar,aprendendo de forma significativa e com sentido.
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CURSISTAS: DJEANNE CRISTINA SANTOS DA SILVA
    CLENILDA ALVARES COSTA
A Aprendizagem da Tecnologia na Sociedade
Hoje na Sociedade estamos aprendendo a conhecer, nos comunicar, a ensinar, a aprender e a integrar o humano aos avanços da tecnologia. Uma mudança no processo de ensino e aprendizagem na sociedade. É importante que todo Professor encontre sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos, mas também que amplie e aprenda a dominar as formas de comunicação encontrando o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, a comunicar-se bem, ensinar bem, ajudar os alunos a que aprendam melhor e diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades e de avaliar.
O professor, tendo uma visão pedagógica inovadora faz com que o aluno tenha mais participação e interação na sala de aula e tenha um desenvolvimento mais rápido do seu conhecimento fazendo com que o papel do professor hoje seja de gerenciar o processo de aprendizagem. Com esses processos de comunicação a relação professor aluno ficará mais aberta, haverá uma integração também entre sociedade e escola, tendo mais flexibilidade em todos os sentidos.
          Hoje as tecnologias estão distribuindo todo esse saber, o acesso as informações estão muito rápidas, precisamos formar alunos com capacidade de aprendizagem e assimilação crítica sobre informações. Esse é dos desafios a ser enfrentados pelos educadores.

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Atividade 1.1
Josélia Alves e Lilia Maria
Reflexões Iniciais
       A escola da atualidade se encontra ás voltas com a questão da qualidade do ensino. Este problema vem preocupando tanto os segmentos populares quanto os setores dominantes. Os segmentos populares já têm a compreensão de que baixa escolaridade reduz significativamente suas oportunidades de emprego; e, os setores, dominantes, que em tempos anteriores temiam aumentar o nível intelectual da população, atualmente, em conseqüência da revolução tecnológica, passou a preocupar-se com o ensino de qualidade, uma vez que os meios de produção de que dispõem precisam de mão-de-obra cada vez mais qualificada para que se opere, de modo eficaz, os instrumentos tecnológicos e, assim, manterem-se competitivos no mercado.
       Nossa sociedade vive mudanças tecnológicas, culturais e científicas profundas, na atualidade, o desafio atual do sistema educacional é formar, efetivamente, os alunos para a cidadania, responsáveis e para que sejam contínuos aprendizes. A escola que deveria ser a primeira instituição a está preparada para enfrentar essa nova demanda da sociedade infelizmente não tem conseguido acompanhar as transformações que acontece no cenário de mudanças da sociedade atual muita coisa mudou, graças a essas novas tecnologias da informação, a escola em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento uma vez que não pode proporcionar toda informação necessária capaz de fornecer aos alunos capacidade de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação.
       As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, que estamos apenas começando a vislumbrar, mas que seguramente tornam necessárias as novas formas de alfabetização.
       Os desafios são muitos, pois mudar a formar as de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar, por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e professor. Diante desse panorama apresentado até o momento nossa prática hoje e de prendê-la, assim enquanto educar e pesquisador, compreendendo a educação como um importante instrumento de transformação social.