PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA NACIONAL
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
TECNOLOGIAS EM EDUCA ÇÃO: Ensinando e Aprendendo com as TIC’S
CURSISTAS: MARIA LÚCIA DA SILVA
SELMA APARECIDA DO NASCIMENTO
CURSISTAS: MARIA LÚCIA DA SILVA
SELMA APARECIDA DO NASCIMENTO
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
ATIVIDADE 1.1
Diante dos baixos índices de aprendizagem em nossa sociedade, ouve a necessidade de capacitar professores para o estudo de coisas novas, que ajudem os alunos na informática, nas mudanças culturais e nos desafios que os aguardam na sociedade do conhecimento, mudando com isso as formas de apreender dos alunos e a forma de ensinar dos professores.
Embora se diga que vivemos em uma sociedade do conhecimento, o acesso a esse conhecimento não é fácil , fazer uso dela requer apropriar-se de novas formas de aprender e se relacionar com o conhecimento ,é um desafio a ser enfrentado por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.
Segundo o texto de Pozo que fala de uma sociedade da aprendizagem e o desafio converter informação em conhecimento, podemos dizer que é um processo dinâmico de aprender pesquisando , utilizando todos os recursos e técnicas possíveis por cada professor, integrando as dinâmicas tradicionais com as inovadas.
O professor está buscando cada vez mais sua qualificação na era tecnológica com programas de formação, que incluam a utilização das mídias, no entanto, tais conhecimentos não estão sendo colocados em prática na mesma proporção em que chegaram a sociedade da informação, todos estão reaprendendo a conhecer,a ensinar e a aprender, a integrar o humano e o tecnológico, o grupal e o social. Para tanto precisamos de competências para a gestão do conhecimento, metas para atender as exigências dessa nova sociedade da aprendizagem.
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Atividade 1.1
Cursistas: Maria Goretti Monteiro da Silva
Francinete Andrade Soares
Avanços Tecnológicos
Diante dos avanços da ciência, sentemos a necessidade a necessidade de buscar novos conhecimentos que precisamos para media-los em sala de aula.
Precisamos formar alunos cidadãs, capazes de produzir conhecimentos e lidar com os problemas pessoais e sociais.
A sociedade atual exige alunos preparados, que saibam buscá-los em diferentes fontes e que transforme esse conhecimento para resolver problemas da vida e do trabalho.
No entanto a escola ainda não realiza esse trabalho de forma satisfatória precisa preparar o professor para as novas tecnologias que estão surgindo.
Sabemos que são recursos que provocam transformações no ser humano e que precisamos aprender para converter informações e em conhecimentos.
Portanto, a necessidade de aprender nos leva a uma tarefa desafiadora, que exige de cada professor um conhecimento novo, criando melhores condições de aprendizagem para nossos alunos.
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CURSISTAS: Gerlúcio de Medeiros
Maria Auxiliadora Santos Silva
A sociedade da aprendizagem
A sociedade hodierna em que vivemos é marcada por um profundo dilema visível nas diversas esferas que a formam. No âmbito educacional vivemos este conflito no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Por um lado, vemos que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória, impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e levando a que muitos espaços de tempo livre sejam dedicados a organizar processos de aprendizagem informal. Na contra mão, vemos também muitas pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas e por isso vislumbramos, no âmbito educacional, o que chamamos de um crescente fracasso escolar.
Diante desta realidade, está presente na nossa vida cotidiana a nova cultura da aprendizagem marcada pelas tecnologias da informação, as quais estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, que estamos apenas começando a vislumbrar, mas que, seguramente , tornam necessárias novas formas de alfabetização. Graças a essas novas tecnologias da informação, a escola em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e, às vezes, nem mesmo a principal, em muitos âmbitos. Por conseguinte, o que se pode fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação, ou seja, formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática.
Entretanto, mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e de professor, exige novas funções discentes e docentes, as quais só se tornarão possíveis se houver uma mudança de mentalidade, uma mudança nas concepções profundamente arraigadas de uns e de outros sobre a aprendizagem e o ensino para encarar essa nova cultura da aprendizagem.
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CURSISTAS: MARIA JOSÉ DE BRITO DAMASCENO
RÉGIA MARIA DOS SANTOS
Na sociedade atual, as novas tecnologias da informação vêm criando novas relações sociais: as próprias instituições ligadas ao ensino, ao trabalho e ao cotidiano das pessoas, impulsionando um novo estilo de vida.
Nesse sentido, a escola já não é a detentora de conhecimentos e saberes, uma área em si mesma. As novas tecnologias da informação levam a escola a trilhar um longo caminho, buscando aliar a teoria, a prática e o ensino globalizado.
O grande desafio que se coloca nas próximas décadas frente aos sistemas educacionais e para aqueles que acreditam que é possível ter uma sociedade diferente: converter informação em conhecimento. Para isso, é preciso investir no conhecimento e, seguramente, na aprendizagem. Formar futuros cidadãos que sejam críticos dotados de competências cognitivas, aprendizes flexíveis, eficazes e autônomos, capazes de fazer uso das informações que recebem, convertendo-as em saber ordenado.
Assim, as futuras gerações serão realmente capazes de aproveitar de maneira positiva o potencial radicalmente novo que as tecnologias apresentam. Ao professor compete às novas funções como mediador desse processo em tentar assegurar à educação uma autonomia que permita centrar-se no uso apropriado das novas tecnologias de informação.
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CURSISTAS: MARIA APARECIDA SANTOS DANTAS
ZILENE DE ARAÚJO BATISTA
As mudanças da sociedade atual
A sociedade atual passa por profundas mudanças caracterizadas por uma profunda valorização da informação. Processos de aquisição do conhecimento assumem um papel de destaque e passa a exigir um profissional crítico, criativo, com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Cabe a educação formar esse profissional e para isso, esta não se sustenta apenas na instrução que o professor passa ao aluno, mas na construção do conhecimento de novas competências, com: capacidade de inovar, criar o novo a partir do conhecido, adaptar-se ao novo, autonomia, comunicação.
No ritmo da mudança tecnológica e científica em que vivemos ninguém pode prever quais os conhecimentos específicos que os cidadãos precisarão para enfrentar as demandas sociais que lhes sejam colocadas. O sistema educacional não pode formar especificamente para cada uma dessas necessidades; porém, pode formar os futuros cidadãos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas, fazendo deles pessoas capazes de enfrentar novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem.
Diante dos avanços tecnológicos, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar com essa nova realidade, como também construí-la. Mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores. Por isso, a nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e professor.
Mesmo com a chegada das novas tecnologias na escola, o professor continua sendo peça fundamental para facilitar a aprendizagem em sala de aula. Pois, o avanço tecnológico veio para garantir maior eficácia na atuação do professor, fortalecendo o ensino e proporcionando melhores resultados na aprendizagem.