Sejam Bem Vindos ao nosso Blog! Sua visita nos faz crescer!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Últimos Encontros





AS NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA



        Sabe-se que um dos grandes problemas da Escola é o insucesso, o abandono e a indisciplina que muitas vezes resulta da passividade dos alunos que dificilmente conseguem suportar longas exposições teóricas, muitas vezes diferentes dos seus interesses.
        È muito difícil mudar toda uma forma tradicional de ensinar. Há toda uma inércia que leva a querer continuar os velhos hábitos e estilos. Há professores que ainda não venceram os seus complexos perante os computadores e novas tecnologias e que as vêem como um bicho-de-sete-cabeças.
     Então é necessário que cada professor se despeça do perfil de transmissor de conteúdos, e que os alunos abandonem seu papel de receptores passivos e vamos tentar construir juntos algo novo, utilizando os recursos tecnológicos que estão disponíveis na ESCOLA.


Postado por SILVANA,SIMONE ALVES, FÁTIMA E ALCIONE.

PROJETO ELABORADO PELO GRUPO DE CURSISTAS: Elane, Ionara, Aparecida Nascimento, Lenilda e Dileuza.

                                 
  DROGAS E PREVENÇÃO:

“AS TIC'S COMO ALIADAS”

1-APRESENTAÇÃO

    Com a implementação do programa nacional de formação continuada em tecnologia(PROINFO), propõe dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica. Baseado no tema “Tecnologia e Educação : vencendo os  desafios”, elaborou-se um projeto: “Drogas e Prevenção - As TIC'S como aliadas”.

    Esse projeto foi elaborado com a finalidade de abordar os meios viáveis de prevenção ao uso de drogas  com alunos do 6º ano “A “ e “B”do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Paulino Batista de Araújo, na cidade de Timbaúba dos Batistas/RN.

     O mesmo será desenvolvido nos meses de Agosto, Setembro e Outubro envolvendo as disciplinas: Artes, Ciências , Religião e Português, já que trataremos de um tema que perpassa por todas as áreas do conhecimento, assim faz-se necessário, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais , professores, enfim toda comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os aspectos físicos, psíquico e social.
                     
                                   
     2-   JUSTIFICATIVA

      Embora o município de Timbaúba dos Batistas seja de pequeno porte (2.295 habitantes pelo registro do senso realizado em 2007) não está imune dos perigos das drogas, tendo em vista que este é um problema que tem se estendido de uma forma muito rápida por todos os lugares do mundo.
       Em nosso contexto escolar, percebemos que o uso de drogas encontra-se cada vez mais próximo de nossa juventude, muitas vezes atingindo a fase da infância. Tem sido comum encontrar adolescentes e jovens bebendo em rodinha de amizade, principalmente nos eventos festivos da cidade.  Fazendo isso  com maior naturalidade, para demonstrar que já são independentes. Além do uso de álcool, podemos verificar o uso de tabaco por alguns alunos, embora em menor número. Quanto às drogas ilícitas, por ter o uso  reprimido pela polícia, é mais difícil de identificar o consumo, mas, a escola tem notícia de casos isolados de alunos que fazem ou fizeram uso desses entorpecentes. Com base nesta realidade sentiu-se necessário a elaboração de um projeto interdisciplinar com a utilização das TIC'S necessárias e existentes na Escola.

          Assim sendo faz-se necessário o desenvolvimento desse projeto, ora proposto a fim de envolver toda comunidade escolar, família e vários segmentos da sociedade,de modo que todos adquiram a consciência necessária, que a informacão é a melhor forma de acabar com a curiosidade relacionada as drogas ou seja é o meio mais eficaz de valorizar a vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Segundo Laércio Braggio, especialista em dependentes químicos,”A maioria começa a usar drogas e fala para o outro que é legal”, por isso, os pais e os profissionais da educação devem informar e preparar o adolescente para o convívio social, deixando apto a dizer “não” quando se deparar com as drogas


3- OBJETIVOS

3.1-OBJETIVO GERAL

   Utilizar os meios tecnológicos de informação promovendo a conscientização em relação à prevenção do uso de drogas, bem como o reconhecimento dos fatores de riscos e proteção,como também os danos causados pela mesma, seja no organismo, no âmbito psicológico e social.
 
3.2-OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    * Promover a inclusão digital dos alunos no processo de ensino aprendizagem com vista na prevenção do uso indevido das drogas;

    *Conscientizar os alunos do poder destrutivo das drogas no âmbito:  biológico, psicológico e social;

    * Propiciar a interação entre as redes sociais do nosso município, na busca de ações preventivas contra o uso desses estimulantes;

    * Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares e econômicos que influenciam no uso abusivo das drogas.

4- METODOLOGIA

    *Aplicação de diagnóstico com os alunos do 6º ano “A” e “B”, com a finalidade de detectar o nível de conhecimento dos alunos;

    * Realização de estudos com fundamentação teórica para planejamento das atividades entre a equipe responsável;

    * Realização de oficinas pedagógicas com os alunos esclarecendo a dependência e o poder destrutivo das drogas;

    *Apresentação de slides mostrando os diferentes tipos de drogas, seus efeitos no organismo    e  suas consequências sociais;
   
     *Elaborar atividades escritas relacionadas a temática do projeto como: caça-palavras, ditados, situações problemas e produção de texto.
    *Promover palestras com  alguns especialistas a respeito do tema tratado e convidar ex-viciadospara dar depoimento.

    * Criar e-mail como fonte de interação e informação;

    *Fornecer site de pesquisa confiável que aborde o tema drogas;e oportunizar pesquisas no laboratório de informática da escola.

    *Propor estudo de textos sobre a temáticas e aplicação de atividades didáticas.

5-RECURSOS

5.1-RECURSOS HUMANOS:

*Educadores;

*Família dos alunos;

*Profissionais da polícia militar;

*Conselho de direito  e conselheiros tutelares;

*Psicólogo;;

*Equipe técnica, administrativa e pedagógica da escola;

*Alunos;

*Tutora do PROINFO;

5.2-RECURSOS MATERIAIS:

*Data show e slides confeccionados no Broffice.org.Impress;

*Laboratório de informática;

*Papel ofício, lápis,cartolina, tesoura, cola e coleções;

*Vídeos;

*DVD/CD;

*Televisão;

*Aparelho de som:

*Impressora;

*Pen Drive;

*Material do Proerd.


AVALIAÇÃO

     A avaliação acontecerá de forma interativa utilizado os meios tecnológicos de informação no decorrer da realização do projeto, observando a participação, frequência, compreensão e assiduidade dos alunos nas tarefas desenvolvidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  *  DETONI, Márcia. Guia prático sobre drogas:conhecimento prevenção e tratamento-2ª. ed.-São Paulo:Rideel,2009.

  * Livro do Estudante -- 5º ANO – Ensino Fundamental-Proerd,2003.

  * BURCHER, R. Drogas: O que é preciso saber para prevenir. São Paulo, Fussesp, 1992.

  *www.parceriacontradrogas.org.br
 

Relatório do Grupo de Cursistas: Telma, Marciene, Maria das Dores, Marta, Andrey, Aparecida Santos, Raquel e Valnice.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Escola e Tecnologia

As escolas sentem as influências das novas tecnologias nas atividades do seu dia-a-dia, pois esta não é um lugar neutro, sem inter-relações com a realidade. Os alunos desafiam os professores trazendo para sala de aula questões relacionadas ao mundo tecnológico e as novas linguagens de comunicação. Dessa forma, a escola sente a necessidade de criar espaço para o uso das mídias estabelecendo uma relação entre a sala de aula e o cotidiano dos alunos. Os novos recursos tecnológicos surgem como apoio para a organização das aulas, mobilizando e incentivando os alunos para os estudos, permitindo-lhes um novo olhar sobre os temas propostos. Para acompanhar todo esse processo de mudança a escola precisa se organizar de forma equilibrada, através de uma proposta incentivadora de inovações, apontando novos caminhos de ensino e aprendizagem. Os educadores precisam desenvolver novas competências exigidas por essa nova Sociedade da Informação e Comunicação, como por exemplo, saber organizar e dirigir situações de aprendizagem, assim como, saber utilizar novas tecnologias a favor dessa aprendizagem. Não utilizar a tecnologia apenas como uma ilustração da sua aula, mas como um desafio ao aluno, para que o mesmo sinta-se provocado a desenvolver seu espírito pesquisador e sua vontade de aprender junto ou separado do professor.

Suzana Andrea - Tutora do Curso

Conclusão do Curso Introdução à Educação Digital

Encerramos esta primeira etapa da Formação, no dia 08/06/2011, com 12 encontros presenciais.Concluíram a referida etapa 40 cursistas no município de Timbaúba dos Batistas-RN. Abaixo relação dos cursistas:
NOME
01
Andrey Jonathon de Medeiros Moura
02
Clenilda Álvares Costa
03
Djeanne Cristina Santos da Silva
04
Elane Fábia de Araújo
05
Francinete Andrade Soares
06
Gerlúcio de Medeiros
07
Ionara Fábia de Araújo
08
Josélia Alves dos Santos
09
Laudo Esdra Pereira Batista
10
Lenilda Gomes de Araújo
11
Lilia Maria Cavalcante
12
Marciene Álvares Mariz
13
Maria Alcione do Santos Silva
14
Maria Aparecida do Nascimento
15
Maria Aparecida Santos Dantas
16
Maria Auxiliadora Santos Silva
17
Maria das Dores de Araújo
18
Maria de Fátima dos Santos
19
Maria Dileuza de Araújo
20
Maria do Rosário Fernandes Nunes
21
Maria do Socorro Diniz de Lucena
22
Maria Goretti Monteiro da Silva
23
Maria José de Brito Damasceno
24
Maria José Heráclio de Araújo
25
Maria Lúcia da Silva
26
Maria Marta Pereira de Araújo
27
Maria Solange dos Santos Batista
28
Marleide Alves dos Santos Lino
29
Miraci Chaves dos Santos Nogueira
30
Raquel Querona dos Santos
31
Regia Maria dos Santos
32
Selma Aparecida do Nascimento
33
Silvana Helena Pereira Silva
34
Simone Alves Ferreira de Medeiros
35
Telma Maria Fernandes
36
Valdineide Batista Santos
37
Valnice Pereira da Silva
38
Wagna Gomes Araújo Santos
39
Zenaide de Araújo
40
Zilene de Araújo Batista


Desenvolvimento de atividades durante o curso







Encontro de Abertura da Formação.



Nossa Formação teve início no dia 18/03/2011, com a presença da Secretária Municipal de Educação, Maria de Fátima dos Santos, que fez a abertura do encontro, a Assessora Técnica-Pedagógica Maria do Socorro Diniz de Lucena, a Tutora do curso Suzana Andrea de Araújo Ginani, Professores, Coordenadores Pedagógicos e Gestores da rede municipal e estadual de ensino do nosso município.