As escolas sentem as influências das novas tecnologias nas atividades do seu dia-a-dia, pois esta não é um lugar neutro, sem inter-relações com a realidade. Os alunos desafiam os professores trazendo para sala de aula questões relacionadas ao mundo tecnológico e as novas linguagens de comunicação. Dessa forma, a escola sente a necessidade de criar espaço para o uso das mídias estabelecendo uma relação entre a sala de aula e o cotidiano dos alunos. Os novos recursos tecnológicos surgem como apoio para a organização das aulas, mobilizando e incentivando os alunos para os estudos, permitindo-lhes um novo olhar sobre os temas propostos. Para acompanhar todo esse processo de mudança a escola precisa se organizar de forma equilibrada, através de uma proposta incentivadora de inovações, apontando novos caminhos de ensino e aprendizagem. Os educadores precisam desenvolver novas competências exigidas por essa nova Sociedade da Informação e Comunicação, como por exemplo, saber organizar e dirigir situações de aprendizagem, assim como, saber utilizar novas tecnologias a favor dessa aprendizagem. Não utilizar a tecnologia apenas como uma ilustração da sua aula, mas como um desafio ao aluno, para que o mesmo sinta-se provocado a desenvolver seu espírito pesquisador e sua vontade de aprender junto ou separado do professor.
Suzana Andrea - Tutora do Curso
Suzana Andrea - Tutora do Curso
Nenhum comentário:
Postar um comentário