DROGAS E PREVENÇÃO:
“AS TIC'S COMO ALIADAS”
1-APRESENTAÇÃO
Com a implementação do programa nacional de formação continuada em tecnologia(PROINFO), propõe dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica. Baseado no tema “Tecnologia e Educação : vencendo os desafios”, elaborou-se um projeto: “Drogas e Prevenção - As TIC'S como aliadas”.
Esse projeto foi elaborado com a finalidade de abordar os meios viáveis de prevenção ao uso de drogas com alunos do 6º ano “A “ e “B”do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Paulino Batista de Araújo, na cidade de Timbaúba dos Batistas/RN.
O mesmo será desenvolvido nos meses de Agosto, Setembro e Outubro envolvendo as disciplinas: Artes, Ciências , Religião e Português, já que trataremos de um tema que perpassa por todas as áreas do conhecimento, assim faz-se necessário, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais , professores, enfim toda comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os aspectos físicos, psíquico e social.
2- JUSTIFICATIVA
Embora o município de Timbaúba dos Batistas seja de pequeno porte (2.295 habitantes pelo registro do senso realizado em 2007) não está imune dos perigos das drogas, tendo em vista que este é um problema que tem se estendido de uma forma muito rápida por todos os lugares do mundo.
Em nosso contexto escolar, percebemos que o uso de drogas encontra-se cada vez mais próximo de nossa juventude, muitas vezes atingindo a fase da infância. Tem sido comum encontrar adolescentes e jovens bebendo em rodinha de amizade, principalmente nos eventos festivos da cidade. Fazendo isso com maior naturalidade, para demonstrar que já são independentes. Além do uso de álcool, podemos verificar o uso de tabaco por alguns alunos, embora em menor número. Quanto às drogas ilícitas, por ter o uso reprimido pela polícia, é mais difícil de identificar o consumo, mas, a escola tem notícia de casos isolados de alunos que fazem ou fizeram uso desses entorpecentes. Com base nesta realidade sentiu-se necessário a elaboração de um projeto interdisciplinar com a utilização das TIC'S necessárias e existentes na Escola.
Assim sendo faz-se necessário o desenvolvimento desse projeto, ora proposto a fim de envolver toda comunidade escolar, família e vários segmentos da sociedade,de modo que todos adquiram a consciência necessária, que a informacão é a melhor forma de acabar com a curiosidade relacionada as drogas ou seja é o meio mais eficaz de valorizar a vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Segundo Laércio Braggio, especialista em dependentes químicos,”A maioria começa a usar drogas e fala para o outro que é legal”, por isso, os pais e os profissionais da educação devem informar e preparar o adolescente para o convívio social, deixando apto a dizer “não” quando se deparar com as drogas
3- OBJETIVOS
3.1-OBJETIVO GERAL
Utilizar os meios tecnológicos de informação promovendo a conscientização em relação à prevenção do uso de drogas, bem como o reconhecimento dos fatores de riscos e proteção,como também os danos causados pela mesma, seja no organismo, no âmbito psicológico e social.
3.2-OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Promover a inclusão digital dos alunos no processo de ensino aprendizagem com vista na prevenção do uso indevido das drogas;
*Conscientizar os alunos do poder destrutivo das drogas no âmbito: biológico, psicológico e social;
* Propiciar a interação entre as redes sociais do nosso município, na busca de ações preventivas contra o uso desses estimulantes;
* Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares e econômicos que influenciam no uso abusivo das drogas.
4- METODOLOGIA
*Aplicação de diagnóstico com os alunos do 6º ano “A” e “B”, com a finalidade de detectar o nível de conhecimento dos alunos;
* Realização de estudos com fundamentação teórica para planejamento das atividades entre a equipe responsável;
* Realização de oficinas pedagógicas com os alunos esclarecendo a dependência e o poder destrutivo das drogas;
*Apresentação de slides mostrando os diferentes tipos de drogas, seus efeitos no organismo e suas consequências sociais;
*Elaborar atividades escritas relacionadas a temática do projeto como: caça-palavras, ditados, situações problemas e produção de texto.
*Promover palestras com alguns especialistas a respeito do tema tratado e convidar ex-viciadospara dar depoimento.
* Criar e-mail como fonte de interação e informação;
*Fornecer site de pesquisa confiável que aborde o tema drogas;e oportunizar pesquisas no laboratório de informática da escola.
*Propor estudo de textos sobre a temáticas e aplicação de atividades didáticas.
5-RECURSOS
5.1-RECURSOS HUMANOS:
*Educadores;
*Família dos alunos;
*Profissionais da polícia militar;
*Conselho de direito e conselheiros tutelares;
*Psicólogo;;
*Equipe técnica, administrativa e pedagógica da escola;
*Alunos;
*Tutora do PROINFO;
5.2-RECURSOS MATERIAIS:
*Data show e slides confeccionados no Broffice.org.Impress;
*Laboratório de informática;
*Papel ofício, lápis,cartolina, tesoura, cola e coleções;
*Vídeos;
*DVD/CD;
*Televisão;
*Aparelho de som:
*Impressora;
*Pen Drive;
*Material do Proerd.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá de forma interativa utilizado os meios tecnológicos de informação no decorrer da realização do projeto, observando a participação, frequência, compreensão e assiduidade dos alunos nas tarefas desenvolvidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
* DETONI, Márcia. Guia prático sobre drogas:conhecimento prevenção e tratamento-2ª. ed.-São Paulo:Rideel,2009.
* Livro do Estudante -- 5º ANO – Ensino Fundamental-Proerd,2003.
* BURCHER, R. Drogas: O que é preciso saber para prevenir. São Paulo, Fussesp, 1992.
*www.parceriacontradrogas.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário