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sexta-feira, 17 de junho de 2011

PROJETO ELABORADO PELO GRUPO DE CURSISTAS: Elane, Ionara, Aparecida Nascimento, Lenilda e Dileuza.

                                 
  DROGAS E PREVENÇÃO:

“AS TIC'S COMO ALIADAS”

1-APRESENTAÇÃO

    Com a implementação do programa nacional de formação continuada em tecnologia(PROINFO), propõe dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica. Baseado no tema “Tecnologia e Educação : vencendo os  desafios”, elaborou-se um projeto: “Drogas e Prevenção - As TIC'S como aliadas”.

    Esse projeto foi elaborado com a finalidade de abordar os meios viáveis de prevenção ao uso de drogas  com alunos do 6º ano “A “ e “B”do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Paulino Batista de Araújo, na cidade de Timbaúba dos Batistas/RN.

     O mesmo será desenvolvido nos meses de Agosto, Setembro e Outubro envolvendo as disciplinas: Artes, Ciências , Religião e Português, já que trataremos de um tema que perpassa por todas as áreas do conhecimento, assim faz-se necessário, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais , professores, enfim toda comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os aspectos físicos, psíquico e social.
                     
                                   
     2-   JUSTIFICATIVA

      Embora o município de Timbaúba dos Batistas seja de pequeno porte (2.295 habitantes pelo registro do senso realizado em 2007) não está imune dos perigos das drogas, tendo em vista que este é um problema que tem se estendido de uma forma muito rápida por todos os lugares do mundo.
       Em nosso contexto escolar, percebemos que o uso de drogas encontra-se cada vez mais próximo de nossa juventude, muitas vezes atingindo a fase da infância. Tem sido comum encontrar adolescentes e jovens bebendo em rodinha de amizade, principalmente nos eventos festivos da cidade.  Fazendo isso  com maior naturalidade, para demonstrar que já são independentes. Além do uso de álcool, podemos verificar o uso de tabaco por alguns alunos, embora em menor número. Quanto às drogas ilícitas, por ter o uso  reprimido pela polícia, é mais difícil de identificar o consumo, mas, a escola tem notícia de casos isolados de alunos que fazem ou fizeram uso desses entorpecentes. Com base nesta realidade sentiu-se necessário a elaboração de um projeto interdisciplinar com a utilização das TIC'S necessárias e existentes na Escola.

          Assim sendo faz-se necessário o desenvolvimento desse projeto, ora proposto a fim de envolver toda comunidade escolar, família e vários segmentos da sociedade,de modo que todos adquiram a consciência necessária, que a informacão é a melhor forma de acabar com a curiosidade relacionada as drogas ou seja é o meio mais eficaz de valorizar a vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna. Segundo Laércio Braggio, especialista em dependentes químicos,”A maioria começa a usar drogas e fala para o outro que é legal”, por isso, os pais e os profissionais da educação devem informar e preparar o adolescente para o convívio social, deixando apto a dizer “não” quando se deparar com as drogas


3- OBJETIVOS

3.1-OBJETIVO GERAL

   Utilizar os meios tecnológicos de informação promovendo a conscientização em relação à prevenção do uso de drogas, bem como o reconhecimento dos fatores de riscos e proteção,como também os danos causados pela mesma, seja no organismo, no âmbito psicológico e social.
 
3.2-OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    * Promover a inclusão digital dos alunos no processo de ensino aprendizagem com vista na prevenção do uso indevido das drogas;

    *Conscientizar os alunos do poder destrutivo das drogas no âmbito:  biológico, psicológico e social;

    * Propiciar a interação entre as redes sociais do nosso município, na busca de ações preventivas contra o uso desses estimulantes;

    * Oportunizar o debate e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares e econômicos que influenciam no uso abusivo das drogas.

4- METODOLOGIA

    *Aplicação de diagnóstico com os alunos do 6º ano “A” e “B”, com a finalidade de detectar o nível de conhecimento dos alunos;

    * Realização de estudos com fundamentação teórica para planejamento das atividades entre a equipe responsável;

    * Realização de oficinas pedagógicas com os alunos esclarecendo a dependência e o poder destrutivo das drogas;

    *Apresentação de slides mostrando os diferentes tipos de drogas, seus efeitos no organismo    e  suas consequências sociais;
   
     *Elaborar atividades escritas relacionadas a temática do projeto como: caça-palavras, ditados, situações problemas e produção de texto.
    *Promover palestras com  alguns especialistas a respeito do tema tratado e convidar ex-viciadospara dar depoimento.

    * Criar e-mail como fonte de interação e informação;

    *Fornecer site de pesquisa confiável que aborde o tema drogas;e oportunizar pesquisas no laboratório de informática da escola.

    *Propor estudo de textos sobre a temáticas e aplicação de atividades didáticas.

5-RECURSOS

5.1-RECURSOS HUMANOS:

*Educadores;

*Família dos alunos;

*Profissionais da polícia militar;

*Conselho de direito  e conselheiros tutelares;

*Psicólogo;;

*Equipe técnica, administrativa e pedagógica da escola;

*Alunos;

*Tutora do PROINFO;

5.2-RECURSOS MATERIAIS:

*Data show e slides confeccionados no Broffice.org.Impress;

*Laboratório de informática;

*Papel ofício, lápis,cartolina, tesoura, cola e coleções;

*Vídeos;

*DVD/CD;

*Televisão;

*Aparelho de som:

*Impressora;

*Pen Drive;

*Material do Proerd.


AVALIAÇÃO

     A avaliação acontecerá de forma interativa utilizado os meios tecnológicos de informação no decorrer da realização do projeto, observando a participação, frequência, compreensão e assiduidade dos alunos nas tarefas desenvolvidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  *  DETONI, Márcia. Guia prático sobre drogas:conhecimento prevenção e tratamento-2ª. ed.-São Paulo:Rideel,2009.

  * Livro do Estudante -- 5º ANO – Ensino Fundamental-Proerd,2003.

  * BURCHER, R. Drogas: O que é preciso saber para prevenir. São Paulo, Fussesp, 1992.

  *www.parceriacontradrogas.org.br
 

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